Este blog é um oferecimento de...

Bruno Guedes e Toupeiras
Completo RSS My Yahoo! Google
Por Autor
Token RSS My Yahoo! Google
Bruno Guedes RSS My Yahoo! Google
Töpo RSS My Yahoo! Google
Toupeira Profissional RSS My Yahoo! Google
Korso RSS My Yahoo! Google

Bruno Guedes & Toupeiras por Bruno Guedes A. Viana é licenciado sob uma Licença Creative Commons
Atribuição — Uso Não-Comercial — Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil

Para mais informações, consulte nosso FAQ

AVISO IMPORTANTE!

Talvez você não tenha notado, mas este site já não está mais em funcionamento. Nosso novo ponto é agora o Bruno Guedes e Resenhas.

Em breve este blog não receberá mais comentários, e até o final do ano esta página será transformada em um portal para o novo site, que será enfim transformado em um redirecionamento definitivo.

Portanto, atualize seus favoritos e seu leitor de feeds, e continue lendo nossos textos em nosso novo site!

Tenha um bom dia e obrigado pela preferência!

Avatar: Korso

O Pescador de Caravelas

Escrito por Korso em 01/07/2008 21:57


Comentários Iniciais: Este é nosso primeiro conto disponível a público, lembrando que, segundo nossa licensa Creative Commons, não é permitida cópia sem citação do autor(eu ou Bruno Guedes, de preferência ele). No mais, aproveito para demonstrar a estrutura da apresentação de contos e também alguns textos de referência do Guedes Mythos em geral. Primeiro, um comentário meu, depois um dele, seguido do corpo do texto sem interrupções, e por fim uma leve auto-análise minha. Aproveitem, portanto.


Bruno Guedes Comentário do Rapaz: Este é um tributo à idéia original do que teria sido um livro de mesmo título. O livro seria um tributo a Malba Tahan, uma história de trejeitos arábico-Tahanianos e repleta de pequenas fábulas e parábolas. Infelizmente a história estacou em um ponto de onde não saia muita coisa, por isso foi abandonada, e desovou esse pequeno requiém. De certa forma, honra perfeitamente a função.

...Post Completo
Comentários: 0

Vocês sabem o que é um CAPTCHA. Sim, eu sei que vocês sabem que CAPTCHAS são aquelas imagens que contém letras e números cheios de distorções que alguns fórums, serviços de download, email e até alguns blogs apresentam em formulários para evitar que máquinas de spammers desovem sua não-requisitada informação inútil. Então vamos pular essa definição e passar para o meu termo homebrew, o "Limite da Legibilidade Humana". Que é, basicamente, o limiar que define até quando um ser humano médio(abaixo de Stephen Hawking, acima de uma salsinha) consegue ler um texto cifrado. O exemplo canônico: RapidShare.

Atualmente o RapidShare anda tomando algumas estratégias deveras interessantes para evitar que scripts de download automático avancem sobre seu conteúdo exclusivo. Uma medida de alguns meses atrás, por exemplo, foi colocar gatinhos e cachorrinhos em cada letra/número e pedir ao usuário que só escrevesse as letras/números que aparecessem com gatinhos. Parece muito legal, né? Mas olha:

...Post Completo
Comentários: 7
Avatar: Bruno Guedes

A pergunta que nos pega cedo ou tarde...

Escrito por Bruno Guedes em 07/07/2008 02:12


Desculpem a demora, são as provas, e também um período de espera para ter certeza de que o sistema não vai aprontar de novo tão cedo. Estamos de volta com nossa programação normal.

Essas últimas semanas foram... interessantes. Várias coisas aconteceram, incluindo o maior flamewar da histórias dos blogs, uma nova lei que proíbe totalmente a combinação bebida + direção e, pelo visto, mais uma medida de segurança para a Internet feita por gente que não entende de Internet. É, foram tempos turbulentos. Mas houve algo que mexeu mais comigo de outra forma, e é a volta de Suelen Pessoa ao universo da Internet. Pelo menos temporariamente.

Foi desde o título que Suelen me fez pensar nesse site que vos fala. E no futuro. Porque, afinal, todos nós vamos para algum lugar, e a pergunta fundamental(não, não aquela) é Para onde estamos indo?

...Post Completo
Comentários: 3

Opera! Usuários do Opera! ...Isso mesmo, todos vocês sete! O Opera 9.5 finalmente não é mais beta e está pronto para ser usado. Digo já não era há tempo, e agora está no 9.51. E eu já estou usando. E, sinceramente, a impressão é estranha...

Se você estava usando o Opera até semana passada, seja na versão 9.26 ou na 9.5b, deve se lembrar do visual leve e tranquilo, em cores claras, abas redondinhas... Bom, o pessoal do Opera pelo jeito resolver dar uma inovada geral e mudou um bocado, carregando mais no preto, e justamente no local mais visível de todos: a barra de abas. Em suma, ela está preta, mais angular e "encaixada". Tecnicamente isto não é ruim, não é motivo para reclamar. Mas até se acostumar com a visibilidade, pode ser um problema...

Por alguma razão, entretanto, o pessoal do Opera resolveu mudar algumas teclas de atalho. Qual não foi minha surpresa, entretanto, ao perceber que a nova combinação para o comando "View Source" agora era Ctrl+U. Sim, isso mesmo, a mesma do Firefox. É muito fácil restaurar de volta para o Ctrl+F3, é só usar o conjunto "Opera Standard Classic" de atalhos nas Propriedades, mas é estranho. Não que seja errado, convenhamos, eles querem usuários. E uma grande parte dos usuários que tem potencial para mudar de seu navegador para o Opera usa Firefox — o pessoal do IE normalmente usa por conformismo, mesmo, mas não vamos generalizar... —, e pra quê dificultar a vida do usuário que está dando uma chance ao seu software? Não é errado, nem problemático, só é... esquisito.

...Post Completo
Comentários: 5

Como já notado por alguns — e também pelo Akismet — nós do Bruno Guedes & Toupeiras usamos o serviço de e-mail gratuito do Yahoo!(sem exclamação, daqui por diante). Verdade seja dita, Bruno Guedes já usa o serviço há quase década, contabilizando dois e-mails; o antigo foi aposentado por questões de volume de spam e também de usabilidade — o e-mail era "garotoraposa"; não pergunte — para este novo e-mail que agora também está recebendo volume de spam considerável, sobretudo de herdeiros de fortunas africanas imaginários. Enfim, não uma, nem duas vezes já fomos compelidos a arranjar um GMail logo de uma vez, sem o problema de ter de recadastrar o email do Yahoo. Usa-se o redirecionamento e problema resolvido! Mas não é exatamente este o problema. Aliás, não existe nenhum empecilho de ordem técnica envolvido.

Por um lado, centralizamos todos os serviços web de uma vez no Google, incluindo usar o iGoogle ao invés do Meu Yahoo e etcéteras. O Google tem um anti-spam melhor(embora, sejamos francos, só nos últimos meses é que venho marcando os spams como "spam" de fato), um sistema de classificação interessante, integrado ao GTalk(que eu não uso, mas enfim), aceita anexos de tamanhos decentes e etcétera e etcétera... O problema não é de ordem técnica, como eu disse. A Google vai dominar o mundo, não é à-toa que dizem. Não, os problemas são mais de ordem pessoal. Vamos lá.

...Post Completo
Comentários: 6

Um computador somente será inteligente quando não acreditar na existência do seu criador.
– Isaias Malta

Em 1950, Alan Turing — pai da computação, idealizador da Máquina de Turing e fundador das bases da computabilidade e teoria da computação — cunhou o Teste de Turing. Em conceito, o teste é bem simples: coloca-se um ser humano num lado de uma parede e um computador do outro. A pessoa não sabe que quem está do outro lado é um computador. Coloca-se os dois para conversar(via um terminal de computador, claro). Se o ser humano não consegue distinguir essa máquina de uma pessoa, ela passa no Teste. Assim ele lançou as bases para o estudo da Inteligência Artificial.

Entrementes, a IA já era tratada e especulada na ficção desde muito antes, incluindo um certo conto do século XIX que tratava de uma máquina que jogava xadrez(e, ao perder, se enfurece e mata seu adversário). A Filosofia da IA é vasta e se perguntam muitas questões, incluindo a possibilidade ou não de um computador apresentar emoções, de questionar a própria existência ou qual é o limite entre a máquina e o ser humano. É este, inclusive, a grande questão que deixa os fãs e escritores de FC tão preocupados.

...Post Completo
Comentários: 2
Avatar: Bruno Guedes

Essa tradição ainda não está morta!

Escrito por Bruno Guedes em 17/07/2008 15:56


Mais uma vez, os melhores da semana — ou das semanas, foram duas desde a última vez — no Bruno Guedes & Toupeiras. Comecemos logo antes que eu desista de publicar mais este post...

Blog do Cardoso - Isso que chamo de idéia de retardado: Da série "coisas que deveriam ser ditas, eu só não sabia como", Cardoso comenta a "coitadização" da onda do politicamente correto de forma franca e bem articulada. Nossos aplausos.

Dia de Folga - Projeto de Cibercrimes - colocando os pingos nos is: Posts informativos a respeito de assuntos polêmicos e mal compreendidos são sempre bons. Este aqui, pela Lu Monte, fala do Projeto de Lei a respeito da internet, iniciado pelo senador Eduardo Azeredo. Não é o fim do mundo, mas esse tipo de coisa tinha que ser feita por quem entende do assunto...

...Post Completo
Comentários: 1
Avatar: Token

Férias... não-remuneradas, of course

Escrito por Token em 25/07/2008 15:42


Mais uma vez esta placa de papelão está sendo usada para seus propósitos primordiais de substituição e advertência. A advertência é que estaremos saindo de férias para recantos esquecidos pela comunicação à distância – Cordisburgo, nem mais, nem menos – e voltaremos em uma semana, ou mais. Em outras palavras, este blog estará em minhas mãos por uma semana. Hm...

Só que eu também estou saindo de férias, o que significa que este blog estará parado por uma semana. Enquanto isso, vão ler algumas outra coisa que preste. Como o Cardoso, por exemplo.

No mais, no mais, adeus. E até quando for.

UPDATE: Seguinte, estamos no meio da Semana Roseana aqui. Rapaz mandou avisar que, estando de volta, vamos ter a "Semana Semana Roseana". Eu falei que o título era tosco, mas ele não quis ouvir...

Enfim, mandando notícias. Porque é pra isso que eu sirvo.


Comentários: 0

Hoje iniciamos a "Semana Semana Roseana", que é, basicamente, uma semana de posts dedicados a reflexões e textos relacionados ao evento que andou rolando na última semana na cidade escondida de Cordisburgo, definida como "trás montanhas" pelo todo e único João Guimarães Rosa. "Guima", para os íntimos.

Como todos sabemos, normalmente a Semana Especial deveria começar na segunda, e ir até sexta, totalizando cinco textos, um de cada autor. Mas dessa vez estamos começando na quarta. Primeiro, porque o TP resolveu se abster. Ele gosta de JGR, mas não sabe o que escrever. Então ficou de fora escrevendo a retrospectiva da semana que vem. E o segundo motivo é que terça esse computador esteve mais ocupado do que banheiro de restaurante quando trocam o sal por laxante. Tá foda...

Então, direto de Barbacena City, Töpo, Korso, Token e Bruno Guedes escrevendo sobre Guimarães e Semana Roseana. Assim que o rapaz terminar de requerer a segunda via do título de eleitor, ele escreve sua parte.

...Post Completo
Comentários: 1

Powered by Parascalops brewerii Blog Engine 1.0, by Bruno Guedes, 2007
Melhor vizualizado em resolução 1024x768, em navegador Opera 9 ou superior
Mozilla, Mozilla Firefox, Safari, Seamonkey ou outros também são bons
Não recomendamos de forma alguma o uso de Internet Explorer de qualquer versão