Este blog é um oferecimento de...

Bruno Guedes e Toupeiras
Completo RSS My Yahoo! Google
Por Autor
Token RSS My Yahoo! Google
Bruno Guedes RSS My Yahoo! Google
Töpo RSS My Yahoo! Google
Toupeira Profissional RSS My Yahoo! Google
Korso RSS My Yahoo! Google

Bruno Guedes & Toupeiras por Bruno Guedes A. Viana é licenciado sob uma Licença Creative Commons
Atribuição — Uso Não-Comercial — Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil

Para mais informações, consulte nosso FAQ

AVISO IMPORTANTE!

Talvez você não tenha notado, mas este site já não está mais em funcionamento. Nosso novo ponto é agora o Bruno Guedes e Resenhas.

Em breve este blog não receberá mais comentários, e até o final do ano esta página será transformada em um portal para o novo site, que será enfim transformado em um redirecionamento definitivo.

Portanto, atualize seus favoritos e seu leitor de feeds, e continue lendo nossos textos em nosso novo site!

Tenha um bom dia e obrigado pela preferência!

Avatar: Töpo

E a nossa querida democracia ataca novamente...

Escrito por Töpo em 03/10/2008 01:05


Não nunca falei de democracia. Talvez um dia eu fale porque acho que ela foi feita pra não dar certo – envolve a maioria ser, quase que invariavelmente, burra –, mas vamos falar de eleições. Porque, poxa, já estão aí na metafórica esquina.

Eu não voto em Belo Horizonte, mas usufruo de seu horário eleitoral. Grande parte do material aqui presente vem de lá, então aguentem. Eu, sinceramente, penso em anular meu voto...

É tenso. Sabe, tem cada coisa em período de eleição... as "alianças" são obrigatórias, e o destaque da vez é nosso querido Márcio Lacerda, que propõe governar com o apoio de Aécio e Lula... mas parece se esquecer do pequeno detalhe de que as eleições pra governador e presidente são logo daqui a dois anos, e o Lula não pode mais se reeleger. E além disso, como se garante que o governo prossegue se nem Aécio nem Lula estiverem no próximo governo? Mas acho que isso é trivial... ou, pelo menos, parece. Semana que vem ficaremos sabendo se o povo anda prestando atenção.

...Post Completo
Comentários: 5
Avatar: Toupeira Profissional

Vivendo em thrashing

Escrito por Toupeira Profissional em 08/10/2008 12:58


Thrashing. O verbo thrash significa "bater cegamente", ou algo do tipo. Algo como o que se faz quando você definitivamente não sabe lutar e está rodeado por... ninjas... ou coisa do tipo. Enfim, a questão é que o "thrashing" em computação tem um significado mais restrito – e indesejado – que envolve toda a performance do sistema. Mas antes, uma curta aula sobre memória virtual. =D


A verdade sobre os sistemas operacionais é que, em termos de gerência de memória, que é uma das partes mais importantes no que se refere a desempenho – e todos nós queremos desempenho, caramba! –, o SO meio que joga tudo pro alto. Em um computador de 32 bits (não pergunte, vamos só prosseguir), por exemplo, cada programa "assume" que o computador tem uns 4GB de memória RAM disponível. Só pra lembrar, 4GB é um bocado, dá pra guardar umas 4 cópias do "The Wall" ali dentro...

Enfim, o caso é que um computador comum não tem 4GB de memória, que dirá 4GB para cada processo. Daí o que ocorre é que o sistema operacional, que é o sujeito que coordena essa bagunça toda, de vez em quando tem que mandar uns processos saírem pra outros rodarem. O que acontece nessa "dança das cadeiras" é que o que estava na memória obviamente não é jogado fora. Todo esse espaço de endereçamento é guardado então no disco rígido. Um detalhe interessante é que, comparado ao acesso na memória principal(RAM), acessar um disco rígido demora umas 100.000 vezes mais. Logo, quando o SO começa a trocar processos de lugar, o desempenho cai um pouco.

...Post Completo
Comentários: 2
Avatar: Toupeira Profissional

Resenha: Bichinhos de Jardim

Escrito por Toupeira Profissional em 10/10/2008 13:25


Oh-lá, bom dia e bem-vindos ao Bruno Guedes & Toupeiras. Hoje teremos nossa primeira resenha de webcomic, o que nos leva à questão: quem deveria resenhar as webcomics? São tiras em quadrinhos, logo seriam alçada do Korso, mas o meio de veiculação, a internet, seja integral ou não, deixa a dúvida se isso não deveria ser da minha conta. A decisão foi tomada tendo em vista que Korso jogou as mãos pro alto e disse algo como "se o rapaz quiser, é dele", e portanto ficou comigo esse trabalho. Sem mais delongas, nossa primeira webcomic resenhada é, por incrível que me pareça, brasileira. Com vocês, "Bichinhos de Jardim".

Leia. E clique, também

Quando soube da existência do Bichinhos de Jardim... bem, primeiro eu amaldiçoei a pessoa que roubou minha idéia de escrever uma tira com caramujos. E outros insetos também. Sério, juro que eu tinha todos os personagens, mais algumas histórias prontas, vou tentar botar tudo num scanner... mas enfim, passada a frustração de jogar uma idéia fora (adeus, Chimi-Moryô!), eu gostei um bocado da tira. Não cheguei a fazer o "archive trawl"(o ato de começar do início da publicação e ir lendo até chegar na última tira) porque estava sem tempo. Essa semana, então, eu fiz a leitura total e resolvi resenhar. Por dois motivos: 1, porque tinha que começar a resenhar alguma webcomic o quanto antes; e 2, porque se era pra começar, que começássemos com uma brasileira, sim? =D

...Post Completo
Comentários: 5
Avatar: Token

Hiatus, hiatus

Escrito por Token em 31/10/2008 13:44


Okay, estivemos fora, não nego. Nem poderia seria muita cara de pau. Mas temos motivos. Juro! Olha só...

Primeiro, isso foi na sexta passada, tivemos um épico desentendimento entre "Rapaz" Guedes e sua querida Aline, que pelo tratamento dado agora vocês sabem que terminou bem. Sinceramente, são um casal tão fofo que às vezes dá nojo. Nonetheless, a pseudo-depressão do rapaz no fim de semana não foi brincadeira.

Aí vêm os trabalhos... quer dizer, sempre vêm os trabalhos, mas nunca encalacrados e com mais duas provas no calcanhar como estão agora. Nada menos que três trabalhos(um dos quais se recusou a funcionar corretamente) e duas provas, uma inclusive em dia de ponto facultativo. Vivendo em thrashing, indeed.

E finalmente... tá, finalmente nada. Bom, houveram as horas perdidas configurando o adaptador USB que veio sem software de instalação, mas vamos alocar isso em "coisas que fizemos enquanto deveríamos estar trabalhando", e vamos seguir.

...Post Completo
Comentários: 8

Powered by Parascalops brewerii Blog Engine 1.0, by Bruno Guedes, 2007
Melhor vizualizado em resolução 1024x768, em navegador Opera 9 ou superior
Mozilla, Mozilla Firefox, Safari, Seamonkey ou outros também são bons
Não recomendamos de forma alguma o uso de Internet Explorer de qualquer versão