De repente eu notei, com certo assombro, um buraco de pelo menos uma semana nas postagens. Os arquivos mensais horrivelmente curtos, o RSS estranhamente silencioso no Google Reader. Eu notei, simplesmente, a queda horrenda e súbita de publicação no blog.

Obviamente, eu fiquei me perguntando "What the hell, Bruno Guedes? Como assim você não anda mais atualizando este blog? Sua lista de posts pra escrever está cheia, você tem idéias todos os dias no ônibus e anota... o que está errado?"

Daí ontem eu percebi o que havia de errado. É tão óbvio que não sei como não percebi antes.

Eu tenho um sério problema com revisão de textos. Ou mesmo deixar pra terminar depois. Basicamente o que acontece é que a minha metafórica "gaveta"1 é um buraco negro, i.e. o que entra não sai mais – com raras exceções. Mas a questão é que existe somente um jeito de eu realmente escrever e publicar coisas. É escrevendo na hora.

Não mentirei pra vocês, o texto médio do Bruno Guedes & Toupeiras demora no máximo uma hora pra ser escrito, com maior parte do trabalho de pesquisa feito na hora. Sim, a qualidade e "relevância" do texto sofre um pouco, mas eu sei que se deixar pra depois eu vou esquecer, ou, como tantos outros textos, achar que não está bom e reescrever.

Então acho que é isso que eu devo fazer. Começar e terminar em um ciclo, com raras exceções. A não ser que eu esteja subestimando outra variáveis, isso deve resolver o problema.

E, por alguma razão, isso me lembra o "Manifesto do Feito"...

The Done Manifesto; Clique para saber mais


Bruno Guedes é blogueiro, universitário e precisa começar a terminar as coisas...


1 Eu sempre esqueço quem foi que falou disso, acho que o Ferreira Gulart...