Você está cansado e sem tempo? Não tem mais oportunidade de sentar com os amigos e jogar um bom e velho jogo em grupo? Bem, infelizmente não temos a solução para os seus problemas de tempo e amizades, mas graças às maravilhas da internet, você pode se reunir com pessoas que não conhece para jogar clássicos do multiplayer como adedanha e "imagem & ação"!

Então, quando estiver desocupado, sem mais o que fazer, e sem ninguém com quem jogar, acesse estes maravilhosos jogos online!

Stopots

STOP!

Primeiraço da lista, recomendado pelo grandioso "Guedão", Stopots é uma versão online para nada menos, nada mais do que nosso querido jogo de "Stop!", também conhecido como "Adedanha". Se você não teve infância e não sabe o que cargas d'água é isso, é muito simples! É um jogo onde uma letra é escolhida aleatoriamente, e todos os jogadores têm de escrever palavras que condigam com uma série de critérios pré-estabelecidos. Aquele que acabar primeiro(ou simplesmente quiser acabar com a demora) grita "Stop" e todos têm de parar, e pontos são distribuídos para aqueles que preencheram as lacunas com palavras corretas, sendo que quem escreve uma palavra que não se repete ganha mais pontos... Okay, é mais simples de entender jogando. Enfim, as categorias vão desde os simples e clássicos Nome, Fruta, Cor, Animal e CEP até os mais bizarros e recentes "Minha Sogra É" e "Michael Jackson Morreu De".

Enfim, a implementação online ficou muito boa. O jogo é dividido em salas, e em cada sala rola um jogo em X rodadas, cada rodada uma letra. Qualquer jogador pode mandar o STOP! quando quiser, e a correção final é feita pelos próprios jogadores. Não sei como funciona direito o sistema por dentro, mas aparentemente é um sistema de votação com algum peso(pois, claro, malandro vai votar em qualquer besteira que ele tenha colocado como "correto"). Os pontos são somados e o jogo prossegue, e tem até um chat embaixo. Tudo muito legal, sério.

Uma nota particular, entretanto: cada sala tem um fundador, e este fundador tem poder de jogar jogadores fora da sala. Até aí tudo bem, ninguém quer baderna ou spammer fazendo propaganda no chat... mas aconteceu que a primeira sala em que entrei era chefiada por um sujeito que aparentemente tinha que tirar o pai da forca, mas deu uma paradinha pra jogar um Stop. Dez segundos de demora na avaliação, o sujeito já ameaçava de kick. O tempo de avaliação já era de 30 segundos, muito pouco para, digamos, verificar se um filme realmente existe ou se é só invenção de alguém, e o FdM ainda apressava... Enfim, eu dei azar. Numa sala tranquila, a diversão é garantida! =D

Broken Picture Telephone

"Broken Telephone" é como se chama Telefone-Sem-Fio em inglês. Se você está pensando "mas como se faz um telefone sem fio na internet?", bem a resposta é simples, mas não trivial: use figuras.

Broken (Picture) Telephone

BPT segue a seguinte dinâmica: tudo começa com um jogador que escreve uma situação. Esta situação será então passada a um outro jogador, que deve desená-la. Em seguida, este desenho deve ser descrito por outro jogador, que não sabe qual é a situação original. E, então, a partir desta situação descrita, deve ser feito um novo desenho, sem conhecimento do desenho original. E assim por diante. No final, o telefone sem fio tem seu fim clássico: nada a ver com nada. Divertido, né?

Bom, mais uma vez acho que tive azar. Ou simplesmente me esqueci que estamos na mesma rede que o 4chan. Enfim, resumo da história, 5 dos 8 BPTs em que eu participei na minha primeira experiência com o jogo começavam com "Pokémon Trainer catches an X" e em algum momento degeneravam em alguma gíria racial que eu não vou citar por razões de segurança. E depois iam em frente! Enfim, acho que o jogo fica bem melhor se você realmente reunir alguns amigos e criar um jogo fechado só pra galera. É, deve ser... a idéia não deixa de ser ótima, entretanto. =D

Gartic

E, finalmente, um dos meus favoritos: Gartic.

Gartic!

Gartic é uma espécide de "Imagem & Ação", ou talvez eu devesse dizer o nome do jogo em que o "Imagem & Ação" é baseado... enfim, um dos jogadores recebe uma palavra e deve fazer um desenho, enquanto outros tentam adivinhar. Que adivinha mais rápido ganha mais pontos, e o jogo dura algumas rodadas.

Sei o que você pode estar pensando: porque não o iSketch? Porque ele requer um plugin do Shockwave Player, e eu não consegui baixar essa coisa pro Ubuntu(considerando, eu não procurei com muito entusiasmo, também...). Mas, principalmente, porque eu não vejo quase nada na net que precise do Shockwave Player, e não vejo porque não poderia ter sido feito em flash, então... vai o que provavelmente funcionará em 100% dos computadores dos leitores, certo? Ademais, o Gartic é em português, e este site é ".br", tanto melhor.

Enfim, não tive problemas de convivência no Gartic, talvez a coisa mais questionável que tenha visto seja gente escrevendo a palavra quando o tempo está acabando. Fora isso, o jogo é ótimo, e também uma boa maneira de exercitar suas capacidades de desenho pictográfico. Afinal, experimenta desenhar uma jaguatirica reconhecível. =P


E é isto. Aproveite que hoje é domingo e se esbalde com estes divertidos jogos de rede. No mais, tem muito mais deles por aí, mas eu acho que três já tá em bom número. Se precisar de mais, Google é teu amigo. =D

Aqui é TP, Toupeira Profissional, e eu já estou indo jogar Stopots de novo. =P