A autmoação e os scripts são parte fundamental de um bom serviço web. Blogs, fóruns, sites de relacionamento, lojas virtuais... todas tem seus scripts e dispositivos automáticos que cuidam para que tudo funcione perfeitamente bem. Na medida do possível é claro.

A parte estranha, entretanto, é que scripts autmáticos trabalham de forma hermética, ou seja, você, usuário, normalmente não faz idéia do que está acontecendo lá dentro. Às vezes nem se sabe o que está entrando no script – via campos tipo hidden, entre outras coisas –, quanto mais o que está sendo feito com os dados de entrada. E nem anos e anos de testes podem revelar um bug que acontece uma vez a cada milhão de entradas...

Por exemplo, de uns tempos pra cá os blogs do Wordpress andam me barrando nos comentários. Não todos, eu devo dizer, mas alguns. Por exemplo, os do Kid, do Karlisson e do Cardoso. Acontece basicamente a mesma coisa: eu comento, a página atualiza, o comentário vai, e eu fico a ver navios, porque o comentário ainda não apareceu. E, levando em conta que já passam meses que eu comentava sem mais problemas, eu me pergunto: "Mas quê?"

É estranho e até agora ninguém me deu alguma resposta – não que eu tenha perguntado muito... bom, o Kid ainda não me deu resposta. Então fica a pergunta no ar: o Worpress me odeia, ou eu sou um spammer chato e não sabia?

Pensando bem, até que as opções não são tão inverossímeis...