Muito bem, caros amigos, cansado de não fazer nada, tentando inovar e simplesmente com um leve bloqueio mental causado por overdose de Nintendo DS, resolvi iniciar um meme. Um meme que, se tiver sucesso, será replicado por – pasmem! – três pessoas, imagino.

Enfim, a pergunta fundamental é:

Se você pudesse definir a vida como uma música, qual seria?

Minha resposta é: It's Not, da linda cantora Aimee Mann. Acho que principalmente um trecho em especial, mas vamos por partes. A letra:

I keep going round and round on the same old circuit
A wire travles underground to a vacant lot
Where something I can't see interrupts the current
And shrinks the picture down to a tiny dot
And from behind the screen, it can look so perfect
But it's not

Nossa visão de vida: ela é certa? Ela é suficiente? Ela efetivamente funciona? Não sabemos, mas temos que nos contentar com ela. Enquanto isso, vivemos e tentamos achar uma visão que seja, de fato, perfeita.

So here I'm sittin in my car at the same old stop light
I keep waiting for a change, but I don't know what
So red turns into green, turning into yellow
But I'm just frozen here on the same old spot
And all I have to do is press the pedal
But I'm not; No I'm not

Oportunidades, com muito mais frequência do que gostaríamos, passam à nossa frente e nós nem vemos. Nem percebemos. Não estamos totalmente cegos, é apenas uma paralisia incontrolável, uma sensação de impotência totalmente estranha e ininteligível. No final das contas, é muito simples tomar uma atitude; a gente só não faz nada.

Well people are tricky
You can't afford to show
anything risky, anything they don't know
The moment you try, well kiss it goodbye

Essa parte eu acho que é a que melhor define tudo, sobretudo nós. Pessoas são estranhas, fazem coisas que não sabem explicar e tem a tendência natural de rejeitar aquilo que não entendem. Sobretudo, não só pessoas, mas a vida também talvez não faça sentido e tudo seja, sim, aleatório ou envolva fatores sutis demais para serem avaliados e previstos. Tudo, caros leitores, é potencialmente imprevisível.

So baby kiss me like a drug, like a respirator
And let me fall into the dream of the astrounaut
Where I get lost in space that goes on forever
And you make all the rest just an after thought
And I believe it's you who could make it better
But it's not; No it's not

Mesmo com tanta imprevisibilidade, o perigo da morte em toda esquina, a incerteza total da vida... nós vivemos. Vivemos e fingimos que nada é incerto e que há esperança de que as coisas sejam como imaginamos que seriam, ou algo bem próximo. E voltamos a pensar em como a vida é confusa só quando as coisas realmente fugirem do controle. Enquanto isso, flutuamos pelo espaço, e vivemos...


Então é isso. O meme está lançado, se você tem um blog ou algo do tipo e curtiu, participe. Senão, comente. Se ainda assim não quiser nem comentar, vá para o diabo que o carregue.