Com a situação apertando pro meu lado(cinco trabalhos e provas... só nesses dois dias!), não dá pra escrever nada mais elaborado. E, como o "Miudezas IV" será dedicado à Serena, a dachshund pastora de galinhas, este aqui fica sendo o numeral romano entre III e IV... que não existe, então eu inventei.
Enfim, tudo começou há seis anos atrás, quando eu tinha um hamster(o quinto, eu acho) que fugiu para debaixo do piso de cimento do quintal de casa. Eu deixei um punhado de sementes de girassol do lado de fora do buraco onde ele se enfiou, mas ele nunca voltou. Como consequência dessa aventura, entretanto, houve um breve momento em minha vida em que eu fui plantador de girassóis.
Do primeiro punhado nasceu uma bela moita, que era, aliás, uma bela visão. Aliás, por algum milagre, achei essa foto antiquíssima(da época em que eu ainda tirava fotos, com uma câmera óptica ainda por cima), então apreciem:
Enfim, depois dessa moita eu plantei mais uma bela porção de flores, dessa vez aproveitando um monte de terra que não estava sendo usado como horta na época. E, alguns meses depois, esses girassóis morriam, alguns polinizados e outros não, e outros foram sendo dados de presente, porque afinal não existe muita serventia para uma flor, ainda mais uma daquele tamanho. Só pra ter uma noção de escala, o maior girassol dessa moita tinha, fácil, uns 1,70m. O que era mais alto até que eu naquele tempo.
Mas o que importa, para os fins deste post de miudezas é o que eu aprendi nessa época. Coisa simples, mas ainda assim surpreendente: girassóis não seguem o movimento (aparente) do sol.
A despeito do nome, o girassol não faz esse movimento heliotrópico, e não haveria realmente motivo nenhum para isso. Sendo as folhas, e não as flores, as principais beneficiadas pela exposição à luz – e, de fato, as folhas mais internas e mais baixas da moita secavam muito rápido –, não há porque as flores tentarem se banhar de sol, seria um desperdício de energia, especialmente considerando o tamanho e peso de uma flor de girassol, grande o bastante para vários dos meus sequer olharem para cima, que dirá para o sol. Além disso, o movimento heliotrópico, conforme me lembro levemente das aulas de biologia dessa época mesmo, se dão com o crescimento da planta, e não com ela já adulta.
Enfim, coisa pequena, insignificante, que talvez não terá o mínimo valor no meu futuro. Mas, de qualquer forma, uma coisa que aprendi por experiência própria. Já é alguma coisa, e pelo menos dá pra um post.
Tenham um bom dia, caros leitores! :D
Bruno Guedes é universitário, blogueiro, estagiário e nunca mais teve sucesso nem com plantas nem com hamsters...
Gratuidade
01/05/2010 21:37
Quem diria que um dia eu iria ver girassóis por aqui e até aprender um pouco sobre a planta. Legal a história.
Link para este comentário | ResponderMiudezas III
Escrito por Bruno Guedes em 26/01/2010 14:37
Bom dia, estamos de volta aqui a este espaço na internet, de volta com "Miudezas", nosso não tão periódico post de atualizações. Mas, diferente do que eu prometi, não será hoje que falarei de cachorros, gatos e galinhas. Hoje vou só deixar vocês a par da situação.
Estive esta última semana em Matozinhos, e internet até tinha, mas em um Telecentro, e eu preferi não conferir nada. Estava mais de férias ainda que antes, então não quis nem saber. O resultado disso são alguns emails, um comentário num post antigo sobre meus hábitos misantrópicos(longo, aliás, Isaias que se cuide) e quase 450 tópicos no Reader. É, vai ser um mês cheio, fevereiro...
Mas, por ora, creio que estou de folga só agora, e logo as coisas vão esquentar, por causa de dois eventos: minha mãe cola grau em Letras amanhã; e meu irmão faz aniversário no dia seguinte. E isso significa, óbvio, festa, e festa significa arrumação antes. E vai sobrar algo pra mim, com certeza.
Enfim, no mais, tudo bem. Meu laptop não voltou, minhas aulas só voltam em Março, estive jogando bons jogos. No resto do mundo, o Haiti vai de mal a pior, Lula parece que desconversou aquele projeto de Direitos Humanos meio suspeito e chove como se não houvesse amanhã por aqui.
E, no mais, espero que estejam bem, e até o próximo fascículo!
Bruno Guedes é universitário, blogueiro e só está escrevendo esta seção final pra manter a tradição
Comentários: 1
Oticas RJ
23/03/2010 20:34
Pelo amor de Deus , onde fica esse bendito lugar que só existe internet em um telecentro e eu NUNCA ouvi falar? (Matozinhos) :)
Link para este comentário | ResponderMiudezas II
Escrito por Bruno Guedes em 07/01/2010 21:01
Olá, olá, bem vindo pra quem chega e prazer em revê-los pra quem está voltando. Eu ainda estou de férias e por isso mesmo anda difícil pensar em alguma coisa séria pra postar. Então eu vou falando de miudezas. Podem começar a fazer o bolão de apostas: em que número a gente vai chegar? Eu aposto em 6.
Enfim, férias, quase sem internet, acordando cedo com o sol no rosto, e também porque ficar mais tempo deitado na cama dura do jeito que é só pode fazer mal pras costas. Sério, acho que costuraram uma capa numa lápide, nunca vi colchão tão duro...
Mas, sério mesmo, está tudo bom. Estou fazendo o máximo para descansar o quanto posso, porque em março começa tudo de novo. E passando tempo com a família, que nunca é demais, não é não?
Única tristeza é a ausência do meu, digamos, instrumento de trabalho. Sim, o laptop, que fica pronto em cerca de dez dias. Quando eu estiver com ele vou poder produzir horrores, incluso desenhos e praticar programação. E, claro, posts, se eu não cair na letargia de férias de novo.
E... estou ficando sem idéia para o fim do post. Acho que de miudezas já chega, no próximo(?) falo de psicologia animal, ou: como uma cadela comedora de rolinhas se tornou pastora de galinhas e outras anedotas.
Té mais ver, pessoas!
PS.: só pra constar: nenhum spam desde aquela pequena modificação no formulário. Gente, se eu soubesse que era tão simples...
Bruno Guedes é blogueiro, universitário em fim de carreira, e está tão de férias que se esqueceu deste textinho final no último post.
Comentários: 1
Bruno Pedrassani
08/01/2010 03:54
Cara, levou sorte com seu HP ter dado pau antes de acabar a garantia :)
Link para este comentário | ResponderMeu HP não tive tanta sorte. Meu Dell está muito bem.
E aguardo a miudeza da Cadela :D