Sou imensamente à favor da liberdade de expressão, assim como sou à favor da anarquia. Explico a anarquia depois, embora devesse fazê-lo antes, pois este post ficaria menor. Enfim, vamos falar da liberdade de expressão e o que ela tem a ver com este site, vamos?

Liberdade de expressão é a garantia de que o indivíduo pode dizer o que bem deseja sem que hajam medidas para impedir ou reprimir sua expressão. Na prática, sabemos que a liberdade não é total, mas pasmem, existe um local onde a liberdade de expressão se aproxima de seu máximo. Esse lugar chama-se Internet.

Potencialmente, com a facilitação do acesso ao público geral à maravilha da Internet, qualquer um pode dizer o que bem quiser e nada pode ser feito para impedir. Bem, pode. Existe uma ferramenta básica chamada de moderação, que pode impedir que certos comentários sejam proferidos. Mas, entretanto, porém, contudo, todavia, chamá-la de instrumento da repressão é um exagero enorme. A moderação tem um propósito benigno, acredite ou não. Trata-se de manter a integridade e a boa imagem de um site. Afinal, por mais que a liberdade seja boa, é muito, mas muito ruim ter seu site floodado por links em geral. Por exmplo., ultimamente, embora vocês não saibam, algum bot indiano anda enchendo um post totalmente inócuo de links e mais links, e mais links. Infernal.

Enfim. Você, como usuário da nossa querida Internet, tem o direito de exprimir qualquer opinião a respeito dos artigos deste ou qualquer outro autor, incluindo ofensas pessoais e coisas do tipo. Ou, pelo menos, é isto que acredita este blog. Em poucas palavras, não, não estamos interessados em reprimir suas "opiniões controversas" ou "verdades" ou como quer que as chame, por mais divertido que seja ler seus emails raivosos dirigidos em nossa direção na crença de que estamos te bloqueando de propósito. Não, amigo. Na realidade, quem bloqueia vosso comentário é o próprio sistema que, automaticamente, marca seu comentário para moderação por uma série de motivos que não incluem:

  • Críticas mal fundadas
  • Insultos pessoais
  • "Algumas verdades"
  • Palavrões
  • Opiniões contrárias
  • Reacionarismo em geral
  • E outras atitudes irritantes em geral.

Enfim, o sistema atua independentemente de nossa vontade. Acredite ou não, talvez até realmente eu esteja fazendo algo muito melhor na hora do que te barrar no meu site.

Sendo assim, continuem felizes e comentando. Seus comentários me enchem de alegria, ou, pelo menos, de uma sensação de que tem gente lendo essa coisa. Então, por favor, continuem me enchendo dessa sensação, sim?