Não sei se vocês notaram, mas eu sou um usuário de Opera dos mais fiéis. Não que eu seja fanático, mas eu comecei um dia a usar e nunca mais parei(exceto quando não há um Opera instalado na máquina, mas aí não há muito o que se fazer), e agora o Chrome começa a ganhar território, o Firefox fica cada vez mais popular, o IE parece que finalmente está tomando jeito e eu continuo usando Opera.

Mas esse não é nem o motivo do post. O motivo do post é eu estar usando essa coisa mediana que é a internet 3G da Vivo. Por um lado, é competente e estável, e consegue sinal até nos ermos do Sítio Santa Clara(lá pra depois de Campolide). Por outro lado, se eu dissesse que ela é rápida, eu estaria mentindo. Muito.

Daí tentar navegar do modo como eu normalmente navego é impossível, mesmo acessar o Gmail em algum modo que não seja o HTML básico é um suplício(ainda mais porque, por alguma razão, a qualidade do tráfego parece cair no Linux, sem o software de conexão que vem no minimodem/leitor SD). Foi quando eu finalmente apreciei um novo feature do Opera que não tivera a oportunidade de experimentar antes: Opera Turbo.

O objetivo do Opera Turbo é aumentar a sua velocidade de navegação em conexões lentas, e o que ele faz para obter isso é até bastante simples. Primeiro, todas as imagens são comprimidas, o que gera artefatos horríveis, mas reduz em muito o tempo de carga da maioria dos sites. E, se necessário, você pode recarregar a imagem com qualidade máxima. Além disso, plugins são desativados a não ser que sejam explicitamente requisitados(com um clique, simples assim), concentrando a carga no conteúdo básico da página. Finalmente, tenho a impressão de que ele negligencia os estilos de página o máximo possível, isto é, deixando essa parte bem pro fim da exibição da página.

Vendo assim, é um serviço que tem seus (vários) defeitos, mas, como eu pude atestar, é bastante útil para situações enroladas, em que você não quer exatamente uma página bonita, mas uma página completa, se possível. Por um lado, é um serviço que corre o risco de ser inútil nessa época em que internet rápida é cada vez mais onipresente, mas por outro lado... está me sendo muito útil no momento. ;)


TP é blogueiro, tecnomaníaco, gamer e continua procurando por um canto desta casa que seja confortável e também possua um bom sinal de celular...