Opera! Usuários do Opera! ...Isso mesmo, todos vocês sete! O Opera 9.5 finalmente não é mais beta e está pronto para ser usado. Digo já não era há tempo, e agora está no 9.51. E eu já estou usando. E, sinceramente, a impressão é estranha...

Se você estava usando o Opera até semana passada, seja na versão 9.26 ou na 9.5b, deve se lembrar do visual leve e tranquilo, em cores claras, abas redondinhas... Bom, o pessoal do Opera pelo jeito resolver dar uma inovada geral e mudou um bocado, carregando mais no preto, e justamente no local mais visível de todos: a barra de abas. Em suma, ela está preta, mais angular e "encaixada". Tecnicamente isto não é ruim, não é motivo para reclamar. Mas até se acostumar com a visibilidade, pode ser um problema...

Por alguma razão, entretanto, o pessoal do Opera resolveu mudar algumas teclas de atalho. Qual não foi minha surpresa, entretanto, ao perceber que a nova combinação para o comando "View Source" agora era Ctrl+U. Sim, isso mesmo, a mesma do Firefox. É muito fácil restaurar de volta para o Ctrl+F3, é só usar o conjunto "Opera Standard Classic" de atalhos nas Propriedades, mas é estranho. Não que seja errado, convenhamos, eles querem usuários. E uma grande parte dos usuários que tem potencial para mudar de seu navegador para o Opera usa Firefox — o pessoal do IE normalmente usa por conformismo, mesmo, mas não vamos generalizar... —, e pra quê dificultar a vida do usuário que está dando uma chance ao seu software? Não é errado, nem problemático, só é... esquisito.

Mas, pelo menos, uma boa notícia! O Opera 9.5x é compatível com Flash no Linux! O antigo problema do Flash com o Opera foi resolvido(algum problema com a interface, que agora é baseada em GTK), embora alguns glitches possam ocorrer. Nada é perfeito.

No mais, o Opera ainda conta com cliente de e-mail, IRC, news, leitor de feeds, um bloco de notas e mais os outros badulaques, sem falar dos vários widgets que você pode baixar. Aos fãs do navegador, andamos mais um passo à frente. Aos nem tanto, essa foi apenas uma análise de usuário sem qualquer compromisso moral ou financeiro. Eu simplesmente gosto e falo sobre.

E se quiser dar uma chance a ele, seja bem-vindo. ;D