Eu não consegui pensar num título melhor :P

Faz tempo que eu queria falar sobre isso, e agora que estamos nesse hiato bizarro e não-planejado, lá vou eu!

Ali no topo do blog, como muitos outros, temos anúncios. Uma linha de links do Google e um grande banner de anúncios que, na maioria das vezes, está com "Your ad here". Este, caros amigos, é o Project Wonderful! Mas por que o Adsense, o famoso Adsense patrocinado por São Google, que tudo vê e tudo sabe, está relegado a uma posição quase invisível e quase inútil(os links são tão genéricos que eu imagino se prestam pra alguém que seja...) enquanto este serviço alternativo ganha espaço não só no pré-cabeçalho como no rodapé? Reposta: porque eu gosto mais dele. :)

Project Wonderful makes advertisement AWESOME!

Project Wonderful é um sistema de anúncios que, na minha opinião, funciona melhor que o adsense. Vamos comparar.

No Adsense, o usuário do Adwords cria os links, especifica palavras-chave, bota o dinheiro e o sistema vai publicando os anúncios em sites que casem(embora definitivamente nem sempre como o anunciante planejava), e cobra por exibição. O usuário do Adsense cria os blocos de links e os coloca no site, recebendo dinheiro por cliques e outros fatores que eu sinceramente não entendo. Mas no fim, a questão é: sem cliques, no money.

No Project Wonderful, o usuário cria seus anúncios e pode ou escolher os sites a dedo(se você clicar no link "Your ad here, right now" embaixo dos anúncios) ou uma pesquisa inteligente por vários fatores. Daí ele especifica quanto vai gastar no site, e por quanto tempo, e vou explicar essa questão do pagamento depois, porque é bem importante. A questão é que, neste caso, o pagamento não é por exibição, mas por tempo. Por outro lado, o usuário que cede espaço de anúncio ganha por exibição, pura e simples. Mesmo se ninguém clicar, o dinheiro vem chegando.

Então de um lado, temos um sistema que te dá pouco controle sobre como é gasto o seu dinheiro e que paga pouco a não ser que haja um tráfego excessivo de "clicadores". Do outro, um que te dá controle total e te paga por ceder o espaço, sem compromisso sequer com exibição. Dá pra ficar melhor?

Bom, tem o sistema de leilões.

Os anúncios são feitos em sistema de leilão pelo preço pago por dia de exibição. Isso significa que para o usuário outdoor, quanto mais anunciantes fazendo lance, melhor; e para o anunciante, quanto menos concorrência no ponto de anúncio melhor, isso porque, se não há competição, o anúncio é publicado de graça. Isso mesmo, o lance mínimo é, literalmente, $0,00.

O sistema não é perfeito pra nenhum lado, gente como eu que tem sites que nem passam dos três dígitos em visitas mensais não costumam ganhar muito dinheiro(mas paga o bastante pra pelo menos anunciar aqui e ali :P) e a nova divisão por regiões deu uma complicada na situação. Mas, pra mim, ele é bem mais legal que o Adsense, que está aí me dando trocados há dois anos e eu não posso fazer literalmente nada com eles. =/

Enfim, se você está aí, pensando em colocar alguma coisa pra gerar dinheiro com seu site, Project Wonderful é uma boa alternativa. Eu, pelo menos, não me arrependo.


TP é blogueiro, gamer, nerd e ainda está longe de se tornar um magnata da internet