O-k, acho que já mencionei, mas não custa mencionar de novo: comentários são imensamente importantes pra esse serviço de bloguismo. Por razões múltiplas.

Mas a mais importante está, sem dúvida, no próprio propósito e origem dos blogs. Trata-se de um meio de comunicação de duas vias. Duas. Diferente da chamada "mídia tradicional", o feedback é fundamental. Mas isso muita gente já disse. Deixa eu ser bem direto.

Comente, caralha!

Falando sério, por favor comente. Não deixe o CAPTCHA te assustar, ele é só por medida de segurança. Se seu comentário não chegou, calma, ele está em moderação. "Por quê meu comentário perfeitamente honesto está em moderação, Bruno Guedes?!". Bom, deixa eu explicar as razões...

1) É o seu primeiro comentário: até que algum comentário seu tenha sido aceito, seu comentário será moderado. Porque se você for um spammer, não adianta tentar quantas vezes quiser, seu comentário vai ficar retido. Se você não for, é só aguardar, e acredito que nunca mais á acontecer. A não ser que você se encaixe nas outras categorias...

2) Anônimo: comentários anônimos não ajudam em nada o desenvolvimento do blog, além de quea cheiram a comentário automatizado/spam. Por isso, retenção neles!

3) Errou/não preencheu o CAPTCHA: aquela coisa que fica ali embaixo da caixa de comentários tem sua razão de ser. É pra controle. Primeiro, porque se a coisa não foi preenchida, provavelmente sua resposta veio de um script. Segundo, porque se a resposa está errada, ou ele veio de um script que não sabe interpretar o CAPTCHA, ou você é muito burro e nesse caso é melhor que seu comentário fique retido, para sua e minha segurança.

4) Links e/ou código suspeito: como tudo na Internet, o comentário é, em última instância, HTML. Se o sistema detecta que tem um <?php ou um <script ali no meio, mesmo que você tenha a melhor das intenções, ele vai achar que você está tentando fazer algo que não deve. Por outro lado, como conteúdo HTML, seu comentário pode conter links. Afinal, se você achou um artigo relacionado e quer dividir com o mundo, fique à vontade! Mas tudo tem limite, e se seu comentário tem mais de 2 links, a coisa fica suspeita. E tem que ser retido mesmo.

No fim, não se preocupe. Se seu comentário está moderado e você não é um desgraçado de um spammer, é porque eu ainda não vi. Aguarde e o errado será corrigido.

E, em hipótese alguma, mande mensagens enfurecidas comentando o quanto eu sou um ditador fascista e aplico censura nos comentários que não me agradam. Porque eu não faço isso. E você vai fazer papel de ridículo. Esteja avisado.