Vocês sabem o que é um CAPTCHA. Sim, eu sei que vocês sabem que CAPTCHAS são aquelas imagens que contém letras e números cheios de distorções que alguns fórums, serviços de download, email e até alguns blogs apresentam em formulários para evitar que máquinas de spammers desovem sua não-requisitada informação inútil. Então vamos pular essa definição e passar para o meu termo homebrew, o "Limite da Legibilidade Humana". Que é, basicamente, o limiar que define até quando um ser humano médio(abaixo de Stephen Hawking, acima de uma salsinha) consegue ler um texto cifrado. O exemplo canônico: RapidShare.

Atualmente o RapidShare anda tomando algumas estratégias deveras interessantes para evitar que scripts de download automático avancem sobre seu conteúdo exclusivo. Uma medida de alguns meses atrás, por exemplo, foi colocar gatinhos e cachorrinhos em cada letra/número e pedir ao usuário que só escrevesse as letras/números que aparecessem com gatinhos. Parece muito legal, né? Mas olha:

Sei... gatinhos?

Sim, exatamente. É difícil entender, afinal, o que é um gatinho e o que é um maldito cachorro. E se você erra uma letra, "no donut for you". Irritante, né? Mas eles tiveram uma idéia melhor: um texto em 3D. O resultado final é algo assim:

Ah... certo.

Olha, eu sei como é problemático se seu site estiver à mercê de qualquer spammer ou script mal intencionado por aí, mas convenhamos: a função de um CAPTCHA é ser ilegível para algoritmos de reconhecimento de texto. A partir do momento em que seu CAPTCHA passa a ser ilegível para seres humanos, tem algo problemático...

Tudo bem, não vamos retroceder e voltar aos CAPTCHAS básicos "AB2D", mas há maneiras de se inovar e tornar o CAPTCHA algo dinâmico e menos dependente somente do reconhecimento dos caracteres. Por exemplo, uma operação matemática — a idéia que tivemos, e é muito fácil de se quebrar, mas é pra isso que serve a moderação —; ou escrever somente as consoantes; ou só as letras de uma certa cor(Nota: isso constitui um problema de acessiblidade para daltônicos ou pessoas com acromatopsia... acromatópticos?) Enfim, existem várias maneiras de se resolver o problema sem complicar demais. Caso contrário, alguns estudiosos prevêm qual será o CAPTCHA do RapidShare num futuro próximo...

Vai, pode rir! :D

PS.: não sei a origem dessa imagem. Se alguém souber, me noticie e eu divulgarei com prazer! :D