Sério, eu não entendo. Não dá. Não tenho saco pra entender.

De quando em quando os servidores onde meu site se encontra páram de trabalhar com acentos da forma apropriada. Em poucas palavras, parece que a codificação-decodificação de UTF-8 vai pro saco. Explicando para os leigos... Deixa eu ir logo de uma vez pro problema.

Todo mundo sabe que URLs não têm acentos nem espaços em branco. Nem qualquer outra coisa que não sejam números, letras, traço(-), travessão(_) e outros símbolos(?&+...). Enfim, uma coisa que não pode, com certeza, são acentos. Muito bem, e o que ocorre? Ocorre que, para facilitar tanto a legibilidade das URLs, quanto a indexação pelo Google, eu mesmo trabalhei num script simples para retirar acentuação dos títulos e espaços. Assim um título como "A facção dos estúpidos" se torna "a-faccao-dos-estupidos". Eu até resolvi incrementar e transformar os "&" em "e". Muito chique.

Só que por alguma razão, de tempos em tempos o servidor despiroca e não consegue entender os acentos. Acontece algo que, por alguma razão que eu não entendo, invalida qualquer conjunto de caracteres que tenham algum acento no meio. Ele não entende, logo o que sai é "". Nada. Zero. String nula. E isso é um problema.

Por exemplo, meus links de categorias. Aí do lado direito, mais embaixo, tem uma lista delas. Normalmente o link para, por exemplo, "família", é "http://blog.guedesav.blog.br/tag/familia/". Mas quando dá o erro ele fica "http://blog.guedesav.blog.br/tag//", que obviamente não leva a lugar nenhum.

E não tem solução. Ou pelo menos, não encontrei ainda. Até o momento é só esperar um dia ou dois e tudo volta ao normal, o que me atrapalha a conseguir uma solução. Como é que eu posto num fórum de PHP que "meu site não reconhece strings em UTF-8 direito" e o sujeito vem no meu site e está tudo normal de uma hora pra outra? Não dá! E aí isso me quebra.

Sério, já é pelo menos a quarta vez. Dessa vez não vou quebrar a cabeça, vou esperar e me desculpem a falta de atualização, mas assim não dá. E vou mandar um email pro suporte, porque é o fim da picada. Sério, tenho a impressão de que eles estão brincando com a configuração do servidor, coisa que nenhum administrador de respeito faz quando tem clientes usando seu serviço. É ver pra crer...

Enfim, fica um ultimato público: se essa situação voltar a acontecer antes do fim de setembro, eu mudo de hospedagem. Porque assim não dá, caralhas...

E até mais. Quando der a gente volta.