Recapitulando os acontecimentos dos episódios anteriores...

Depois que a senhorita(?) Iara Alencar me deu um toque sutil, eu resolvi começar alguma coisa para recompensar meus comentadrers de alguma forma. Recebi boas idéias, mas pouco práticas para a minha situação de escritor esporádico(ou melhor, cinco escritores esporádicos), então deixei o assunto arquivado.

Daí eu tive uma boa idéia, de novo ligada à comentários(dessa vez no twitter) provenientens de dona Iara.

Olhe para a esquerda da tela. Ali tem uma seção de "Estatísticas". Tínhamos ali uma seção de "Top 10 Comentadores", listando as pessoas que mais comentaram na história do site(descontando os próprios autores). Só que o que acabou acontecendo é que, durante o meu início de carreira superprodutivo, o sr. Isaias Malta acabou tomando conta de 50 e tantos comentários, um número absurdamente maior do que o de qualquer outro leitor. Até aí tudo bem, mas o senhor Isaias nem comenta mais por aqui(não com a mesma frequência, pelo menos... aliás, cadê tu, Isaias?!). De certa forma, isso prejudicava o pessoal que estava aparecendo por aqui recentemente e comentando, porque era improvável que alguém fosse tomar essa posição dele.

Então eu tive a idéia. A base da idéia é que é melhor privilegiar o comentador que volta do que o que veio. Não que eu não goste do Isaias, mas acho que o pessoal que ainda aparece por aqui merece mais atenção. E, como eu não vou botar adiante a sugestão do Pedrassani de fazer caricartuns do pessoal, eu tive uma idéia mais simples: listar o pessoal por comentário mais recente!

Dessa forma, se eu tivesse uma base de comentadores maior, teríamos uma rotação de pessoas na lista, e os leitores seriam incentivados a comentar para ter seus nomes e links na lista quando seu nome começasse a descer além do fim da lista!

Na prática... bem, não tenho mais do que 10 comentadores frequentes, mas é um começo. Acho que o que vale é a intenção.

Enfim, mais planos pra frente, mas não vou comentar sobre eles. Na maioria das vezes o que eu planejo não acontece, então... vamos nessa!


Bruno Guedes é blogueiro, universitário(só mais um pouquinho) e continua escrevendo "idéia" com acento.