O Twitter é um dos mais recentes serviços sociais multiusuário da Web, acredito. Os criadores dessa pequena maravilha (ou desgraça, depende de pra quem você pergunta) tinham em mente uma idéia um bocado simples: imagine um serviço através do qual o usuário escreve, a qualquer hora, o que ele está fazendo. Dessa forma, você poderia saber, a qualquer hora do dia, o que seus amigos, seus colegas de trabalho, seu chefe, qualquer um está fazendo! Interessante?

Mais ou menos. A idéia em si é... bem, boba. Mas ainda assim, o Twitter foi criado. E, como todos sabemos o que acontece com uma idéia que não funciona, o Twitter está sendo usado e fazendo sucesso, pelo que parece. Mas pra que está sendo usado?

Bem, eu já vi muitos usos do Twitter, mas poucos são realmente de sua função original. Então, pra que twittar? As pessoas são criativas por natureza, e, felizmente para a equipe do Twitter, já arranjaram outras utilidades pro serviço...

  • Micro-Blogging: Clássico. Você escreve um blog, mas com posts incrivelmente mais curtos. Apenas um headline ou um teaser básico, do tipo "Bomba! Criminosos confessam tudo! http://tinyurl/5ud8wwu" ou "Acho que estou feliz hoje. Palavrões até o momento: 0". É rápido, fácil e talvez funcione. Como tudo no mundo dos blogs, não é bem uma ciência exata.
  • Publicidade: Sim, redirecionar para o seu blog ao invés de fazer um Twitter-Blog é também válido. Aliás, é o que fazemos. Funciona mais ou menos como um feed alternativo e mais dinâmico.
  • Troca de Mensagens: Graças ao serviço de resposta(@) e tags(#), é possível acompanhar mensagens de outras pessoas que lhe interessem. Não é incomum que pessoas acabem travando conversas no Twitter, com vários posts @ encadeados. Interessante...
  • Cracking: Aparentemente, já arranjaram um jeito de fazer maldade com o Twitter também.

Nós aqui do blog fazemos um misto de publicidade e micro-blogging. Sim, estamos investindo na publicidade do blog, afinal, o site é nosso então a gente cuida dele, certo? ;)

E isso é tudo. Continuem ligados para mais notícias e comentários sobre... tudo.