Retórica. A arte de manipular as palavras para formar um discurso convincente e persuasivo. A divina arte de convencer as pessoas, em resumo. Todo bom retorista conhece as manhas de fazer um discurso simplesmente incontestável e altamente motivador sem nem sequer adicionar conteúdo que valha a pena. Uma das maiores técnicas da boa retórica é a de nunca mentir, mas omitir a verdade o máximo possível, ou confundir seu ouvinte com tautologias sobre tautologias.

Pois bem, e você acha que é bom na retórica? Acha que sabe passar aquele papo mole em qualquer um? Consegue convencer até crente a beber com a sua lábia infalível? Filho, isso é mole. A demonstração de retórica mais, como direi... absoluta que eu vi até hoje foi proferida por ninguém mais, ninguém menos que Dunga, o técnico da Seleção:

Quem sai na frente tem sempre a vantagem. Nem sempre é possível fazer gols. Ganhamos algumas vezes deles. Hoje eles nos venceram

Não, sério, se você não já leu isso umas três vezes pra tentar entender, leia de novo. Você já viu uma declaração com menos conteúdo que isso? Eu poderia destrinchar essa mensagem frase por frase, mas acho que a análise toda se resume a um simples e enorme "Jura?! Não diga...", porque. o argumento é tão "bem formulado" que até me atordoa.

Qual é a próxima grande declaração, "professor" Dunga? A água é molhada? O céu é azul, a não ser que esteja de noite? Ou melhor: o fogo é quente!

Sério, tem coisas desse país que se a gente conta o povo do estrangeiro não acredita...

Fonte: Acho que tem uma notícia no portal da Globo, mas não encontrei de novo, então outro site leva o link. Hoje Notícias